História da Educação

Pré-História
Período que antecede a invenção da escrita Antes de 5000 a.C.
Idade da Terra: Cinco bilhões de anos
O aparecimento do homem na Terra se deu na Era Quartenária (1 milhão de anos)
Hominídeo: Todas as espécies de primatas.

Característica que diferenciou os hominídeos de outros animais:
  • Capacidade de fabricar armas de pau e pedra
  • Utilizar a natureza para fazer utensílios
Evolução do Homem
  • Australopithecus (Macaco do Sul)
África do sul

Não era um macaco, e sim um hominídeo.
  • Pithecantropus erectus
Ásia e Europa

Características:
  • Bípedes,
  • posição ereta,
  • dentição próxima do homem atual,
  • crânio mais desenvolvido,
  • mandíbula maior q seu precedente,
  • faziam armas de pau e pedra com faces cortantes
  • Homem de Neandertal (Homem novo do Vale)
Alemanha, Bélgica, Norte da Àfrica e Ásia

Características:
  • Cérebro Parecido com o homem moderno;
  • Construiam muros de pedra;
  • Furavam lascas;
  • Enterravam mortos ( Isso demonstra início de Sentimento religioso)
  • Homem de Cro-Magnon (Grande Buraco)
França, Grimaldi (Ítália), República Tcheca
40 mil anos atrás


Características:
  • Alto;
  • Traços físicos do Homem atual;
  • Inteligência evoluída - Homo sapiens: homem sábio
  • Fabricou muitos objetos inclusive ornamentais (Já não se preocupava somente com sobrevivência e começa a ter apreço pela estética)
  • Polia pedra;
  • Esculpia Madeira e Osso;
  • Fazia arpões, anzóis, lanças,
  • Agulhas de osso para costurar roupas de pele;
  • É um pescador e caçador.
Evolução
  • 300.000 - 1° evidência de cerimônia de mortos
  • 130.000 - Evidência de Cerimônia de enterro
  • 100.000 - O mais antigo ritual de enterros do homem moderno em Israel, uso de ocre nos ossos
  • 70.000 - Traços de cultos à cobra em Botswana
  • 50.000 - Evoluem em gestos : habilidades com a língua, o pensamento abstrato, simbolismo e religião
  • 42.000 - Cerimônia de rituais humanos na Austrália
  • 40.000 - Registro de Vênus Paleolítica e arte rupestre ( 1° indício de endeusamento da Mulher na Figura de Vênus - Deusa de Fertilidade)
  • 30.000 - Enterro de Um Shaman ( Pajé)


Divisão do grupos
Paleolítico ________ Neolítico__________ Idade dos Metais
Paleolítico - Pedra lascada
500 mil a 180 mil a. C.

Características:
  • É nômade (quando o alimento da região acaba ele se muda);
  • Mora em cavernas;
  • Usa linguagem e a pintura para se comunicar;
  • Usa osso, pedra e madeira;
  • Faz machado, martelos, lâminas e arpões;
  • Faz anzóis, agulhas de osso, arco e flexa de madeira;
  • Usa pele de animais para se vestir;
  • Caça, pesca, colhe frutas e raízes;
  • Usa fogo para cozinhar alimentos;
  • Acredita na Magia e tem sentimentos religiosos;
  • Domesticava animais.
Neolítico - Nova pedra ou Idade da Pedra Polida
180 mil a 5mil a.C.

Características:
  • Começa a cultivar e dominar a terra;
  • Vive em tribos ou clãs;
  • Passa de nômade a sedentário;
  • Mora em casas que ele prórpio constrói;
  • Utiliza o barro para fazer jarro;
  • Faz canoas, barcos e jangadas;
  • Faz roupas de linho e lã;
  • Na agricultura, desenvolveu o arado de tração animal;
  • Dividiu as tarefas entre homens e mulheres;
Homem - Caça e pesca
Mulher - Tarefas agrícolas
  • Faz monumentos por motivos religiosos, com grandes construções ( Quanto mais alto, mais próximo de Deus);
  • A arte em gravação de figuras em osso, pedra e madeira;
  • Com argila faz potes, vasos, estatuetas;
  • Pinturas em cerâmica.
Idade dos Metais
5 mil a 4 mil a.C.

Caracteríticas:
  • Descobre o uso dos minério, cobre, bronze e o ferro;
  • Crescem as aldeias; viram centros urbanos;
  • Surgem Cidade- estados e pequenos reinos com poder centralizado;
  • Surgem novas armas e a guerra por dominação de terras;
  • Formam-se primeiros Impérios com escravos;
  • As civilizações crescem perto de rios e vales;
  • Novas técnicas e instrumentos;
  • Surge o comércio de trocas (escambo);
  • Navegação à vela.
Educação na Pré- História
O Homem primitivo foi desenvolvendo técnicas de sobrevivência ao observar animais.
Posteriormente este conhecimento era transmitido de forma assistemática , por meio da imitação entre os homens.
A Educação foi uma resposta natural das antigas civilizações ao esforço de sobreviver e de se consolidar culturalmente.
Marcada pela tradição oral dos mitos e ritos.
Como antecede à escrita, não registravam os acontecimentos.
A divisão da Educação nas Civilizações Primitivas
A Educação nas civilizações primitivas é dividida em dois gêneros:
Educação para a sobrevivência: Conhecimentos reais
Úteis à garantia da sobrevivência humana: preparo do alimento, técnicas de caça, confecção do vestuário, construção de abrigo e armas.
Educação para o Mistério ( Magia): Fenômenos Naturais de Origem Desconhecida
Como não tinha respostas para os fenômenos da natureza que ocorriam ao se redor, o homem se lança às atividades de .
Desenvolveu uma coleção de Teorias mágica e religiosas para explicar tais "mistérios". Surge conjunto de cerimônias e conhecimentos Sagrados;
Educação como forma de transmição de conhecimento de uma geração a outra.
Educação para a sobrevivência


  • Homem nômade:
Caça e cole frutos. Ele toma consciência de sua inferioridade MUSCULAR a de outros animais e constrói armas.
A Educação era espontânea. Os adultos ensinavam as crianças somente quando havia necessidade. A caça era ensinada se a tribo estivesse caçando. Não havia intensão nem período exclusivo para o ensino.
Imitação ________________________________________ Assistemático
Conteúdo dessa Educação:
  • Linguagem e gestos (comunicação);
  • Confecção de vestuário;
  • Produção do fogo;
  • Confecção de armas;
  • Técnicas de coleta de frutas;
  • Preparação do alimento.
  • Homem Sedentário:
Planta, domina e domestica animais. Interfere no ambiente, Constrói casas. Sistema de ensino permanece o mesmo: Por meio da imitação.
Surge a Educação Bélica:
  • Ensinar a guerra;
  • Transmitir conhecimento sobre armas marciais.
Educação para o Mistério
Busca alcançar o que se desconhece.
"Para eles a natureza está carregada de Deuses. O sagrado se manifesta na explicação da Origem Divina, da técnica, da agricultura, dos males, na natureza mágica dos instrumentos, , das danças e dos desenhos." Maria Lúcia Arruda Aranha (História da Educação e da Pedagogia)
Nos ritos eles repetem o que os Deuses fizeram no início dos tempos. Só assim a semente brota, as mulheres se tornam fecundas, as árvores dão frutos, o dia antecede a noite...
Ex.:
Dominar o conhecido: caça, pesca, coleta...
Dominar o desconhecido: ação mágia, rituais.
  • Ritos

  • Ritos de Purificação:
Mutilação de alguma parte do corpo para se libertar de antiga personalidade;
  • Cerimônias de Iniciação:
Rituais sagrados para jovens em transição:
  • Silêncio;
  • Isolamesto;
  • Jejum;
  • Aprendizado, junto a um ancião das principais tradições da tribo;
  • Caçar e sacrificar animais.
Integração:
Concluídos os ritos, o jovem é admitido no grupo dos guerreiros.
Através dessas cerimônias os anciãos mantêm seu controle autoritário. Quem desrespeitasse era punido com morte ou expulsão.
Aprender a obedecer o mais velho era de suma importância, pois os anciãos conhecem a magia para controlar mais espíritos.
Aprender resistência a dor e resistir a fome também eram conteúdos ensinados.
  • Danças:
Antes das lutas dançavam para garantir sucesso
  • Caça:
Desenhavam renas nas paredes das cavernas para realizar a caça com êxito.
  • Ritos de passagem:
  • O nascimento;
  • A infância;
  • A vida adulta
  • O casamento;
  • A morte.
Estrutura da sociedade
O Shamã possui o prestígio, merece confiança e respeito. Eles não abusam dp poder para estabelecer relação de autoridade ou hierarquica. Sua tarefa é apaziguar as pessoas e famílias em conflito.
Educação Difusa
A educação nas comunidades tribais era difusa, ou seja, se propagava ou disseminava por meio da imitação, de uma geração à outra.
A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito sem castigos. Os adultos demonstram muita paciência com os enganos infantis e representam o seu ritmo próprio.
Estrutura da Educação:
  • Formação Integral: abrange todo conhecimento da tribo.
  • Formação Universal: todos tem acesso ao saber e ao fazer.
A Evolução das comunidades tribais
  • Sociedade:
As transformações técnicas e o aparecimento das cidades em decorrência da produção excedente e da comercialização, alteram as relações humanas e o modo de sua sociabilidade. Criou-se a hierarquia devido a privilégio de classes.
  • Trabalho:
No trabalho aparecem formas de escravidão.
  • A terra:
As terras de uso comum passaram a ser administradas pelo Estado. O Estado foi criado para legitimar o novo regime de Propriedade.
  • A mulher:
A mulher, que na tribo desempenhava destacado papel social, ficou restrita ao lar, e devia ser fiel, para garantir a herança apenas aos filhos legítimos.
  • O Conhecimento:
O saber, antes aberto a todos, patrimônio e privilégio da classe dominante. Surge a necessidade de escolas, para que apenas alguns tivessem acesso ao conhecimento.
A Educação, ao elitizar o saber, tem desempenhado papel de exclusão da maioria.
Com o crescimento e evolução surge o aparecimento da escrita(Mesopotâmia e Egito). Com esse advento é marcado o fim da Pré história.
Referências Bibliográficas:
ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia - Geral e do Brasil. São Paulo, 3º ed. - 2006.
COTRIM, Gilberto Vieira, Fundamentos da Educação: história e filosofia da educação. São Paulo, 4º ed. - 1981.
Sites:
http//:historiaeducar.blogspot.com
Créditos: Pesquisa realizada por Heleneida Krauss

0 comentários:

Postar um comentário

O que você acha?

Sobre o blog

Nesse blog vou escrever sobre metodologias de ensino, teorias cognitivas e tudo o que trate do desenvolvimento da mente. Vou falar também sobre os assuntos que forem abordados na faculdade de Pedagogia e aprendizados relacionados!
Quem for acompanhando, participe ativamente, expondo opiniões e corrigindo quando se fizer necessário!
Espero que gostem.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Mãe da pequena Sophia! Professora, Universitária, Scraper,feliz e apaixonada pela vida!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.