Conclusão da Pesquisa

Conclusão da Pesquisa
História da Educação na Pré - História

Observamos que a Educação nas Comunidades Tribais era assistemática (Informal, sem planejamento)e se dava através da imitação, onde os mais jovens aprendiam vendo os mais experientes realizarem as tarefas da tribo. Vimos também que todos os conhecimentos da comunidade eram transmitidos a esses jovens, sendo a Educação nesse período denominada Formação Integral.
Chamemos a atenção para o fato de que essas tribos eram homogêneas e as propriedades eram coletivas. Coletividade adotada também para conhecimento, que era divido com TODOS, sem restrições ou exclusões. O leva a denominar este tipo de formação como Universal.
Constatamos que esses grupos primitivos dividiam o ensino em duas classificações: para a sobrevivência e para o mistério. Sendo os conteúdos da primeira, aqueles relacionam-se com as práticas diárias da vida tribal; conhecimentos necessários para a permanência da vida. Já a segunda, trata das questões com as quais seus integrantes não conseguiam resolver; conhecimentos que não dominavam e não possuiam respostas. Criou-se então, um conjunto de ritos e mitos para "dominar fenômenos desconhecidos" através da fé (fosse de natureza externa ou interna). Vemos assim que o homem começa a se questionar sobre o imaterial.
E é sobre essa perspectiva que muitos críticos da Educação se lançam com contrariedade à forma como esses povos transmitiam conhecimento. Justificando suas teorias devido à forma dos ensinamentos: tortura, resistência à fome... Entretanto a tortura, nos ensinamentos tribais,era em forma de conteúdo e não como punição. Sim, pois ao serem torturados, eles deviam aprender a resistir à dor para se tornarem mais forte e serem formados como guerreiros do clã. O mesmo acontece com a resistência à fome, era de suma importância este aprendizado, já que haveria momentos de escassez onde eles deveriam sobreviver. Fica claro assim que estes tipos de conteúdos se igualam a tantos outros que as tribos transmitiam, todo com o mesmo objetivo: a permanência da vida!
Está aí, portanto, uma diferença crucial entre conteúdo e punição. Punição é aquela que foi sendo dada aos educandos em resposta às suas falhas. Aquela tão discutida, porém aplicada até hoje, em nosso sistema formal, quando colocamos aquele aluno "desobediente" em "cadeirinhas do pensamento" (eufemismo dado aos antigos castigos); quando reprovamos, excluímos, rotulamos. Desta forma estamos punindo, torturando.
Nesse ponto temos muito a aprender com nossos ancestrais que, sem planejamento, sem horário e local próprio para o processo de ensino-aprendizagem(e jamais punindo), ensinavam TUDO a TODOS. Respeitando as diferenças e limitações de cada um.
Tenhamos, enquanto educadores, mentes abertas às varias concepções, por mais primitiva que nos possa parecer. Ainda como educadores, devemos tomar consciência de que tudo nos ensina algo. Portanto devemos extrai das experiências passadas seus pontos positivos e, olhar sobre um novo prisma, de respeito e sem preconceitos, as que achamos negativas. Só desta forma poderemos encontrar o caminho certo para a Educação.
Heleneida Krauss ( Acadêmica em Pedagogia)

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