Conclusão da Pesquisa
História da Educação na Pré - História
Observamos que a Educação nas Comunidades Tribais era assistemática
(Informal, sem planejamento)e se dava através da imitação, onde os mais
jovens aprendiam vendo os mais experientes realizarem as tarefas da
tribo. Vimos também que todos os conhecimentos da comunidade eram
transmitidos a esses jovens, sendo a Educação nesse período denominada
Formação Integral.
Chamemos a atenção para o fato de que essas tribos eram homogêneas e
as propriedades eram coletivas. Coletividade adotada também para
conhecimento, que era divido com TODOS, sem restrições ou exclusões. O
leva a denominar este tipo de formação como Universal.
Constatamos que esses grupos primitivos dividiam o ensino em duas
classificações: para a sobrevivência e para o mistério. Sendo os
conteúdos da primeira, aqueles relacionam-se com as práticas diárias da
vida tribal; conhecimentos necessários para a permanência da vida. Já a
segunda, trata das questões com as quais seus integrantes não conseguiam
resolver; conhecimentos que não dominavam e não possuiam respostas.
Criou-se então, um conjunto de ritos e mitos para "dominar fenômenos
desconhecidos" através da fé (fosse de natureza externa ou interna).
Vemos assim que o homem começa a se questionar sobre o imaterial.
E é sobre essa perspectiva que muitos críticos da Educação se lançam
com contrariedade à forma como esses povos transmitiam conhecimento.
Justificando suas teorias devido à forma dos ensinamentos: tortura,
resistência à fome... Entretanto a tortura, nos ensinamentos tribais,era
em forma de conteúdo e não como punição. Sim, pois ao serem torturados,
eles deviam aprender a resistir à dor para se tornarem mais forte e
serem formados como guerreiros do clã. O mesmo acontece com a
resistência à fome, era de suma importância este aprendizado, já que
haveria momentos de escassez onde eles deveriam sobreviver. Fica claro
assim que estes tipos de conteúdos se igualam a tantos outros que as
tribos transmitiam, todo com o mesmo objetivo: a permanência da vida!
Está aí, portanto, uma diferença crucial entre conteúdo e punição.
Punição é aquela que foi sendo dada aos educandos em resposta às suas
falhas. Aquela tão discutida, porém aplicada até hoje, em nosso sistema
formal, quando colocamos aquele aluno "desobediente" em "cadeirinhas do
pensamento" (eufemismo dado aos antigos castigos); quando reprovamos,
excluímos, rotulamos. Desta forma estamos punindo, torturando.
Nesse ponto temos muito a aprender com nossos ancestrais que, sem
planejamento, sem horário e local próprio para o processo de
ensino-aprendizagem(e jamais punindo), ensinavam TUDO a TODOS.
Respeitando as diferenças e limitações de cada um.
Tenhamos, enquanto educadores, mentes abertas às varias concepções,
por mais primitiva que nos possa parecer. Ainda como educadores, devemos
tomar consciência de que tudo nos ensina algo. Portanto devemos extrai
das experiências passadas seus pontos positivos e, olhar sobre um novo
prisma, de respeito e sem preconceitos, as que achamos negativas. Só
desta forma poderemos encontrar o caminho certo para a Educação.
Heleneida Krauss ( Acadêmica em Pedagogia)
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